COMO AUMENTAR SEU VOCABULÁRIO EM INGLÊS?
Você já deve ter se deparado com alguma situação em que ficou evidente que faltam palavras para você expressar exatamente o que você está pensando. Isso não acontece só com você, pois esse é um dos desafios para quem está aprendendo uma língua estrangeira tão diferente da sua língua mãe, como é o caso do inglês para nós, brasileiros.
Ao mesmo tempo, todos nós sabemos a importância que as palavras têm na hora de nos comunicarmos. Afinal, de nada adiante saber conjugar os verbos irregulares no passado se você não sabe pedir o que você quer comer, por exemplo.
Quando eu estava estudando inglês, eu senti exatamente isso. Eu sabia a gramática que a professora tinha ensinado, mas não sabia elaborar frases para dizer exatamente o que eu queria. Adivinha o que estava faltando? Pois é, você acertou se disse que faltavam as palavras em inglês.
Foi aí que resolvi fazer uma coisa que até então nenhum professor tinha recomendado. Eu passei a fazer minha própria lista de palavras. Pois é: uma coisa rudiimentar, que trouxe grandes ganhos para mim até hoje quando me lembro a atitude que tomei naquele tempo.
Se você pensa que tem algum truque para você aprender novas palavras e aumentar seu vocabulário em inglês, sinto muito em dizer-lhe que não há. É lógico que já existe comprovação de estudos suficiente para afirmar que para que você passe a usar uma palavra em seu vocabulário diário você precisa ter sido exposto a essa mesma palavra algo em torno de 50 vezes.
Como estudantes, ainda não temos o privilégio de ler livros em inglês e, hoje em dia, cada vez menos tempo para ler. É exatamente por isso que você tem que tomar as rédeas da sua aprendizagem se você quer obter a evolução que pretende.
A matemática é simples: sabendo apenas 2 tempos verbais, você pode falar a maioria das coisas que você tem necessidade de comunicar no seu dia a dia; por outro lado, com 2 palavras, você não tem muitas opções de escolher exatamente o que quer dizer sobre determinado assunto.
Mas o que devo fazer então para aumentar meu vocabulário?
Mas então o que devo fazer? Devo estudar o dicionário? A resposta é não. Até porque isso seria humanamente impossível. Minha orientação para você é fazer exatamente o que eu fiz e deu certo comigo: sua própria lista de palavras novas à medida que elas aparecem durante seus estudos.
Funciona da seguinte maneira: você escreve a palavra (pode agregar também uma transcrição pessoal da pronúncia dessa palavra nova) e, do lado, você coloca em português mesmo a sua tradução.
Para fixar os significados, você vai estudar essas palavras – desde a primeira – toda vez que você adicionar uma nova palavra. Assim, quando você estiver na palavra 100 da sua lista, é esperado que você já tenha aprendido outras 99 palavras para seu vocabulário em inglês.
Mas fique tranquilo! A boa notícia é que as palavras se repetem e, depois de algum tempo fazendo isso regularmente, a taxa de inclusão de palavras novas vai diminuindo gradativamente. Isso ocorre porque em qualquer língua não são necessárias muito mais do que 2.000 palavras para você dizer o que quiser e se comunicar com propriedade.
Então, você pode começar a adotar essa técnica hoje mesmo. Basta um caderno de notas e um lápis ou caneta. Mas, se você é da era digital e não gosta de anotar coisas em papeis, eu sugiro um aplicativo gratuito que é muito fácil de usar.
Ele foi feito exatamente para as pessoas fazerem listas de estudos sobre os mais diversos assuntos das áreas de conhecimento. É o aplicativo Quizlet (clique aqui para acessar).
Se você quiser começar a usar imediatamente, você pode baixar na forma de aplicativo para o seu celular ou mesmo utilizar no seu desktop navegando na internet.
Com esse aplicativo, você pode também estudar a partir de listas de palavras já prontas, colocadas por outras pessoas que também estão estudando inglês.
Não se esqueça de adicionar também aquelas frases chave que agilizam a conversa.
Nesse outro post aqui eu falei de 10 frases rápidas que podem te ajudar a ter mais fluidez de conversa.
Se você tem Instagram e quer receber mais dicas e aumentar seu vocabulário em inglês, siga-me lá: