Você deve dominar estruturas básicas em inglês para ser aprovado no concurso.
Em um post anterior, abordei algumas maneiras de você estudar inglês para concursos.
Existem alguns conceitos em inglês para ser aprovado no concurso.
Um desses conceitos básicos é o conhecimento do presente simples dos verbos, pois, na maioria dos textos acadêmicos em inglês, prevalecem verbos no presente simples.
Isso acontece porque, na maioria das vezes, o autor do texto quer definir um ponto de vista ou apresentar um fato que considera como verdade universal.
Assim, o presente simples serve exatamente para isso – é por isso que você tem que dominar esse tempo verbal em inglês para ser aprovado no concurso.
O Presente Simples: inglês para aprovação no concurso
Você não deve se assustar ao ler um texto formal em inglês. Na verdade, nós brasileiros levamos vantagem nessa atividade.
Isso acontece porque muitas estruturas mais usadas em inglês coincidem com as da nossa língua, e isso facilita bastante o entendimento.
São essas estruturas básicas em inglês que podem ser o diferencial na sua aprovação no concurso mesmo sem ser fluente.
Por exemplo, ao se deparar com a frase The Earth goes round the sun (A Terra gira ao redor do sol), temos a mesma organização dos constituintes da frase em português.
Portanto, temos o sujeito (the Earth) apresentado logo antes do verbo (goes), seguido do complemento do verbo (round the sun).
Além disso, verifica-se o uso do presente simples do indicativo para designar esse fato inegável, uma verdade universal.
Mesmo assim, pode causar uma certa estranheza o uso do verbo com final em –s uma vez que estamos falando de um sujeito no singular – the Earth.
Isso acontece porque a terminação em -s indica a terceira pessoa do singular, alguém de quem se fala no singular – uma terceira pessoa.
Essa terceira pessoa do singular pode ser substituída por um pronome, dependendo do sentido que possui na frase.
Logo, he refere-se a ele (um ser humano masculino no singular); she é o pronome que pode substituir ela (um ser humano feminino no singular).
Para falar de seres inanimados ou não humanos no singular, o pronome it é a forma neutra da terceira pessoa do singular e significa ele ou ela.
Verbo com -s no singular: diferencial na aprovação
Dessa forma, verbos com final em -s referem-se a seres no singular – ele ou ela.
Isso pode ser difícil à primeira vista, mas esse não é o único caso em que -s não indica plural em inglês.
Na negação e interrogação, utiliza-se de um recurso na terceira pessoa do singular: does; em todas as outras pessoas, utiliza-se do.
Assim, podemos ter os seguintes exemplos na negativa e na interrogativa:
Do you have coffee in the morning? (Você toma café de manhã?)
She does not like jazz. (Ela não gosta de jazz.)
We do not speak German (Nós não falamos alemão.)
Does Mary drive her car to work? (Mary dirige seu carro para o trabalho?)
Palavras sem significado
Você pode não ter percebido, mas do e does não têm um significado.
Essas palavras entram na frase apenas para sinalizar que o tempo verbal é presente e está na negativa (com not) ou na interrogativa (quando antes do sujeito e com ponto de interrogação).
Isso parece bem estranho para qualquer pessoa que esteja aprendendo inglês, pois é uma particularidade típica apenas desse idioma.
Então, observe que, nos exemplos acima, do e does não foram traduzidos, mas apenas empregados para fazer frases na interrogativa e na negativa.
Recapitulando: estrutura básica de presente
Em síntese, você tem que saber inglês para ser aprovado nos principais concursos no Brasil.
Por meio do domínio de estruturas básicas em inglês, você consegue um diferencial para sua aprovação.
Portanto, o presente simples é uma das estruturas verbais mais comuns em inglês.
Em verbos diferente do to be, ele é constituído com a forma base do verbo (infinitivo sem to), sem qualquer desinência.
Entretanto, quando na terceira pessoa do singular (he, she, it), os verbos recebem terminações em -s, que indicam a concordância verbo-sujeito no singular para falar dele ou dela (seres animados ou inanimados no singular).
Por conseguinte, ao se deparar com um texto em inglês, tente localizar o assunto de que se fala (sujeito), pois o verbo virá logo depois dele.
Por fim, observe as terminações desse verbo – verbos em forma base (sem desinências) indicam tempos no presente simples e podem abordar fatos genéricos e verdades universais.
Lembre-se de que dominar as estruturas base em inglês é essencial para você ser aprovado.
Além disso, você tem que começar a ler textos desde já; afinal, você não aprende a nadar se não molhar os pés.
É por isso que sugiro que você faça parte do meu grupo exclusivo no Telegram, onde toda semana disponibilizo atividades de leitura interativas em inglês.
Agora, se você quer estudar sério para passar no concurso, eu também posso te ajudar. Clique aqui e saiba mais.